"Entrevista Exclusiva com Rafaela Oliveira Apparecido: Desvendando os Segredos por Trás de 'Histórias Vermelhas Demais para Roupas Brancas'"

Autor: Alan Carlos Rosa
Fonte: Entrevista concedida pela autora.
Data de Hoje: 11 de Outubro de 2023


Bem-vindos ao Roteiros & Páginas Editorial!


Hoje, temos o privilégio de trazer até vocês uma entrevista exclusiva com a autora Rafaela Oliveira Apparecido, cujo mais recente livro, Histórias Vermelhas Demais para Roupas Brancas, tem encantado leitores de todas as idades. Nesta obra, Rafaela nos leva a explorar um universo de monstros, fantasmas e bruxas, onde a jovem protagonista, Amora, de apenas 13 anos, se aventura a desvendar mistérios intrigantes em sua cidade.


Nossa entrevista promete revelar detalhes fascinantes sobre o processo de criação da autora e as inspirações por trás de sua narrativa. A história de Amora, sua curiosidade insaciável e sua busca por respostas nos conduzem por um mundo mágico e misterioso, onde a realidade se entrelaça com a fantasia de forma única.

Junte-se a nós nesta conversa e descubra os segredos por trás do enredo cativante de Histórias Vermelhas Demais para Roupas Brancas, onde o inesperado e o extraordinário aguardam em cada página.


 "Conhecendo Rafaela Oliveira Apparecido: As Paixões Por Trás da Escritora e Seu Mundo de Inspirações"


Quando não está imersa em mundos literários, você encontrará Rafaela explorando outras paixões que alimentam sua criatividade. Ela é uma ávida jogadora de jogos de tabuleiro, especialmente aqueles que envolvem intrigantes investigações. Ao som de músicas que contam histórias, Rafaela se deixa levar por narrativas sonoras que inspiram sua própria escrita.


Os filmes Noir têm um lugar especial em seu coração, onde o mistério e a atmosfera sombria atraem sua curiosidade. E para equilibrar sua sede de conhecimento, Rafaela dedica tempo a estudar uma variedade de assuntos relacionados às ciências humanas, sempre em busca de novas perspectivas e inspirações para suas histórias.

E, é claro, a autora também é uma entusiasta dos felinos, tanto na vida real quanto na virtualidade, cuidando com carinho de seus gatos no jogo The Sims.

Rafaela é uma autora multifacetada, cujas paixões e interesses permeiam suas obras, adicionando camadas de profundidade e autenticidade às suas histórias.


🎙️ Entrevista Exclusiva: Rafaela Oliveira Apparecido Desvenda os Segredos de 'Histórias Vermelhas Demais para Roupas Brancas'


1) Roteiros & Páginas Editorial: Como surgiu a inspiração para escrever Histórias Vermelhas Demais para Roupas Brancas?

 Rafaela Oliveira Apparecido: Quando eu comecei a escrever Histórias Vermelhas, eu estava numa época de ter sonhos muito vívidos, e eu tinha o costuma de tentar “completar” esses sonhos. A escrita partiu desse ponto e eu fui me inspirando em filmes que eu gostava que tratavam do sobrenatural, mas de uma maneira mais leve, como: “Os fantasmas se divertem” “Twitches”, “Abracadabra”, “Halloweentown” e“Coraline”.


2) Roteiros & Páginas Editorial: Qual foi o seu processo criativo ao desenvolver os personagens Amora, Pandora e Julieta?

 Rafaela Oliveira Apparecido: As minhas histórias são muito orientadas pelos personagens, então normalmente eu tenho um processo de “conhecer” essas personas como e fossem reais. Eu faço fichas, parecidas com fichas de RPG antes de começar a escrever e vou delimitando gostos, traços de personalidade, características físicas e psicológicas e só começo a escrever quando eu estou segura com essas informações. Também gosto de fazer exercícios de diálogo em que escrevo interações sem pensar se elas vão integrar a narrativa ou não, apenas para “aprender” como cada personagem se expressa.

3) Roteiros & páginas Editorial: O que te atraiu em criar uma protagonista adolescente com uma paixão por histórias fantásticas?

 Rafaela Oliveira Apparecido: Quando eu comecei a escrever eu tinha mais ou menos a idade da Amora, então foi menos uma escolha e mais uma decisão natural determinar a idade dela. Quanto a paixão por histórias, creio que ela reflete a relação que a maioria de nós leitores e consumidores de histórias têm com narrativas. Essencialmente, a Amora é alguém fascinada por esse processo de contar histórias, e eu também.


4) Roteiros & Páginas Editorial: Como você descreveria a jornada de Amora ao longo do livro?

Rafaela Oliveira Apparecido: Acho que a Amora passa por uma jornada de transformação e amadurecimento, mas sem perder sua essência. De certo modo, Histórias Vermelhas também é uma história sobre crescer.

5) Roteiros & Páginas Editorial: Qual é a importância das histórias fantásticas na vida de Amora e na trama do livro?

Rafaela Oliveira Apparecido: As histórias são uma forma da Amora se comunicar com o mundo, e uma forma de fugir do tédio, de exercitar sua mente de maneira criativa. No livro, as histórias são a forma que o mundo se comunica com a Amora, são uma espécie de registro das contradições dele também.

6)  Roteiros & Páginas Editorial: O título do livro é intrigante. Pode nos contar mais sobre a escolha desse título?

 Rafaela Oliveira Apparecido: Quando eu comecei a escrever, eu queria que o livro se chamasse “Histórias da Meia-Noite”, mas esse já é o título de um livro do Machado de Assis. A partir disso, eu comecei a refletir sobre como seriam as minhas Histórias, procurando um adjetivo para elas. E então veio essa metáfora das histórias vermelhas.

7) roteiros & Páginas Editorial:  Como a cidade e o ambiente em que a história se passa influenciaram a narrativa?

Rafaela Oliveira Apparecido: A cidade de Histórias Vermelhas é aquela típica cidadezinha pequena em que todo mundo se conhece um pouco, e que por consequência é ela que ajuda a propagar de maneira muito mais rápida fofocas e narrativas. A cidade acaba contribuindo com a mística e os conflitos da narrativa da Amora.

8) Roteiros & Páginas Editorial:  A chuva desempenha um papel significativo na história. O que a chuva representa na trama?

Rafaela Oliveira Apparecido: A chuva é aquela força que você no consegue parar, pois está fora do seu alcance, é o problema externo que você precisa aprender a lidar.

9)  Roteiros & Páginas Editorial: Podemos esperar elementos sobrenaturais ou misteriosos no enredo? Pode nos dar um vislumbre?

Rafaela Oliveira Apparecido: Podem esperar os dois! Tem fantasma, tem magia, tem investigação! Eu costumo definir Histórias Vermelhas como um suspense sobrenatural, porque há um mistério central, mas também alguns elementos que não fazem sentido se explicados pelas leis de nós meros mortais.

10) Roteiros & Páginas Editorial: O personagem Hugo desempenha um papel importante na vida de Amora. Como surgiu a ideia desse personagem?

Rafaela Oliveira Apparecido: Eu precisava de um contraponto na história, alguém que fosse mais ou menos da mesma idade da Amora, que compartilhasse gostos e interesses, mas que se comportasse de maneira diferente e que complementasse as habilidades dela.

11) Roteiros & Páginas Editorial: Qual mensagem ou tema você espera que os leitores tirem do livro?


Rafaela Oliveira Apparecido: Eu espero que os leitores tirem algo bom. Acho que não há resposta certa para isso, o livro fala sobre várias coisas, crescimento, irmandade, amor por histórias e pela literatura... Creio que a mensagem é algo que o leitor “devolve” para o autor e não algo que determinamos na nossa escrita.

12)  Roteiros & Páginas Editorial: Como você equilibrou o suspense e a fantasia na narrativa?

Rafaela Oliveira Apparecido: Acho que a história é quem “pede” isso para o autor. Dependendo da cena, a gente precisa fazer uma escolha, decidir para onde esse pêndulo vai passar mais tempo, no lado do suspense ou o da fantasia e a partir daí ir transitando entre esses dois lugares de acordo com os momentos da narrativa, de maneira natural, sem forçar um elemento apenas para que ele esteja ali.

13)Roteiros & Páginas Editorial:  Como foi o processo de pesquisa para criar o mundo fantástico do livro?

Rafaela Oliveira Apparecido: Eu me inspirei nos filmes que citei, em alguns livros também como “Frankenstein”, “O médico e o monstro”, e pesquisei como os usos de elementos mágicos aparecem na cultura pop, principalmente para criar as “regras” desse mundo fantástico de modo que elas fizessem sentido.

14) Roteiros & Páginas Editorial: Você se identifica com algum personagem ou elemento da história?

Rafaela Oliveira Apparecido: Acho que o autor sempre coloca vários pedacinhos de si em personagens diferentes, eu brinco que a Amora é a voz da minha cabeça, mas o meu jeito de agir é uma mistura de Hugo e Alícia.

15)  Roteiros & Páginas Editorial: Quais foram os maiores desafios que enfrentou ao escrever este livro?

Rafaela Oliveira Apparecido: Acho que quanto mais avançamos na história, mais difíceis são as decisões que nós temos que tomar. Eu fiquei um tempo decidindo o desfecho, desenvolvendo-o de uma maneira que fosse satisfatória para mim e para o leitor, mas que também fosse coeso com todo o resto da narrativa.

16) Roteiros & Páginas Editorial: Você acredita que a literatura infantojuvenil desempenha um papel importante na formação dos jovens leitores?

Rafaela Oliveira Apparecido: Com certeza, como professora é impossível não acreditar nesse papel, porque é ela que cria o público leitor que vai se desenvolver e se tornar um adulto leitor capaz de interpretar o mundo e interagir com ele. Muitas vezes é a literatura que nos apresenta conceitos muito antes de entrarmos em contato com eles na nossa vida real. E ela também pode ser um instrumento para desenvolver a empatia.

17) Roteiros & Páginas Editorial: Amora é uma adolescente curiosa e destemida. Que mensagem você espera transmitir sobre a curiosidade?

Rafaela Oliveira Apparecido: Curiosidade é algo importantíssimo para mim, é algo que move o mundo. Não importa o que você gosta, ou com o que você trabalha, a curiosidade é um elemento essencial para tantas áreas. O que seria da humanidade se não fossem as pessoas curiosas e enxeridas? Acho que a mensagem seria: buscar conhecimento pode ser algo divertido e fantástico!

18) Roteiros & Páginas Editorial: Pandora é um personagem intrigante. Qual é o significado por trás de sua peculiaridade?

Rafaela Oliveira Apparecido: A Pandora, e todos os personagens em certa extensão, vão refletir as complexidades dos humanos e dos gatos também! Creio que por trás da peculiaridade dela vem a questão de que ninguém é igual a ninguém e que ser diferente acaba sendo a regra do mundo, e que tudo bem, temos que abraçar aquilo que só a gente tem.

19) Roteiros & Páginas Editorial: O que os leitores podem esperar em termos de reviravoltas na trama?

Rafaela Oliveira Apparecido: Parece clichê, mas podem esperar o inesperado. Eu gosto muito de sacudir o mundo dos meus personagens!

20) Roteiros & Páginas Editorial: Como você escolheu o cenário da cidade para ambientar a história?

Rafaela Oliveira Apparecido: Eu não me considero muito boa em criar espaços, então eu me inspirei muito na minha cidade natal e nas cidades ao redor que eu conheço bem.

21) Roteiros & Páginas Editorial: Qual é o seu processo de escrita? Você segue um esboço detalhado ou deixa a história evoluir organicamente?

Rafaela Oliveira Apparecido: Eu normalmente sei o começo, meio e fim da história. E quando vou estruturando os capítulos também sei o começo, meio e fim de cada um deles. Mas, se para chegar do ponto A ao ponto B eu sinto que vou precisar de um capítulo a mais que eu não tinha planejado, eu abro espaço para essa nova ideia. Minha organização é baseada numa estrutura que não vai me deixar perdida, mas que ao mesmo tempo, não vai restringir a minha criatividade.

22) Roteiros & Páginas Editorial: Como você desenvolveu o relacionamento entre Amora e Hugo ao longo do livro?

Rafaela Oliveira Apparecido: Creio que a relacionamento deles envolve muito do que um pode aprender como o outro e em como a amizade deles faz com que eles amadureçam e se desenvolvam juntos.


23)Roteiros & Páginas Editorial: Quais foram suas influências literárias ao escrever esta obra?

Rafaela Oliveira Apparecido: Como eu já citei, Frankenstein e O médico e o monstro de mentira mais direta. Mas também me inspirei bastante no Lemony Snicket, que é o narrador de Desventuras em série para dar o tom das narrativas que a Amora lê.

24)Roteiros E Páginas Editorial: Você já teve alguma experiência pessoal que a inspirou a escrever essa história?

Rafaela Oliveira Apparecido: Eu não costumo me inspirar muito na minha vida pessoal para criar histórias, mas há uma cena específica que acontece com a Amora bem no início do livro que realmente aconteceu comigo. E tem um diálogo da Alícia, mais para o final, que ela cita algo baseado numa experiência minha que não foi muito legal.

25)  Roteiros & Páginas Editorial: Como foi o processo de publicação deste livro?

Rafaela Oliveira Apparecido: Eu enviei o meu original para a Alarde, que submeteu a história para a avaliação, esse processo durou alguns meses. Depois que a história foi aprovada, eu assinei meu contrato em março desse ano, e nós iniciamos todas as partes técnicas, escolha da capa, revisão, diagramação. O meu processo preferido foi a revisão, pois minha revisora é um anjo!

26) Roteiros & Páginas Editorial: Quais são seus planos futuros como autora? Pode nos contar sobre seus próximos projetos?

Rafaela Oliveira Apparecido: Primeiro passo é continuar nossas Histórias Vermelhas. Depois, gostaria de escrever histórias de suspense mais pautadas na realidade, meu sonho é ter uma série de livros de detetive.

27) Roteiros & Páginas Editorial: Como você vê o papel da literatura na vida das crianças e adolescentes de hoje?

 Rafaela Oliveira Apparecido:É tão complicado falar de hoje em dia. Gostaria que os jovens lessem mais. Há vários benefícios com os avanços tecnológicos que temos, e eu não quero ser quadrada, mas há habilidades que nós desenvolvemos apenas com a leitura dos livros físicos. O livro pode ser um diferencial na vida das crianças.

28) Roteiros & Páginas Editorial: Qual conselho você daria a jovens aspirantes a escritores que desejam seguir seus passos?

Rafaela Oliveira Apparecido: Escrevam! Não importa se o que você escreve vai parar no seu rascunho e produto final, o exercício é importante. E estabeleça metas possíveis. Se você tem uma rotina que só te permite escrever duas páginas por dia, quatro vezes na semana, tudo bem! Estabeleça uma meta real e pratique. E leia! O bom autor é aquele que antes de tudo é um bom leitor!

29) Roteiros & Páginas Editorial: Você acha que a história pode influenciar positivamente a imaginação e a criatividade das crianças?

Rafaela Oliveira Apparecido: Com certeza. Temos todas as explicações da neurociência para explicar isso. Mas, pensando na minha experiência pessoal, ler e escrever me ajudou a desenvolver a criatividade necessária para solucionar problemas. E eu trabalho com crianças, a minha resolução de problemas precisa acontecer de maneira ágil e criativa sempre.

30)Roteiros & Pàginas Editorial: Por fim, como você descreveria Histórias Vermelhas Demais para Roupas Brancas em uma única frase para incentivar os leitores a pegarem o livro?

Rafaela Oliveira Apparecido: Histórias Vermelhas é uma história que te convida a investigar os mistérios na vida da jovem Amora, e a celebrar a importância da imaginação e da curiosidade.


Roteiros & Páginas Editorial:  Além disso, gostaríamos de pedir à autora que deixe um recado especial para os leitores do nosso blog. Agradecemos muito por considerar nossa solicitação e esperamos colaborar com vocês para promover este livro incrível.

Rafaela Oliveira Apparecido: Gostaria de agradecer quem me leu até aqui e também ao Roteiros e Páginas por abrir o espaço para essa conversa. O mundo da Amora está aguardando vocês que desejam investigar essas histórias vermelhas. E aproveitem a pré-venda que está repleta de brindes especiais cheios de mensagens criptografadas!


Se você se encantou com as paixões e interesses de Rafaela Oliveira Apparecido, e está ansioso para explorar o mágico mundo de "Histórias Vermelhas Demais para Roupas Brancas", não perca a oportunidade de seguir a autora nas redes sociais. Conecte-se a Rafaela no Instagram (@rafaoliveirapp) e fique por dentro das últimas atualizações sobre suas obras e seu mundo literário. Além disso, para garantir o seu exemplar dessa incrível narrativa que mistura mistério e magia, o livro está em pré-venda pela Editora Alarde. Não perca tempo e reserve o seu exemplar agora mesmo, através do seguinte link: Pré-venda de 'Histórias Vermelhas'.

Este é o momento perfeito para embarcar em uma jornada literária única com Rafaela Oliveira Apparecido e mergulhar em um universo onde a imaginação ganha vida. Não perca essa oportunidade! 📖🌟

Comentários

  1. Olá, Alan! Vim pela postagem do Twitter. Eu já quero esse livro, e o fato de a autora adorar jogos de tabuleiro me conquistou ainda mais. Mal posso esperar para ler 'Histórias Vermelhas Demais para Roupas Brancas'!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas