Entrevista Exclusiva

Desvendando os Mistérios do Submundo com a Autora Ester Cabral

Por Alan Carlos rosa

Fonte: Entrevista concedida pela autora.


Olá leitores do Roteiros & Páginas Editorial! Hoje, temos uma entrevista exclusiva e intrigante para vocês. A partir de uma conversa com a autora Ester Cabral, vamos adentrar nas profundezas do seu mundo literário, "Submundus: Crônicas do Submundo I", disponível no formato eBook Kindle. Preparem-se para uma viagem emocionante e misteriosa pelas páginas deste fascinante livro.


No coração desta obra, encontramos Gabrielle Katsaros, uma protagonista que enfrenta um dilema envolvente. Como sobrinha do líder de seu clã, Gaby se vê pressionada para aceitar um casamento com Lucas, o herdeiro da poderosa família Cortázar. Mas, algo nessa união não parece certo para ela. Por que seu coração a leva para o bairro dos lobisomens e, mais especificamente, para César? Os leitores são rapidamente envolvidos nos conflitos internos de Gaby, enquanto o Submundo enfrenta sua própria crise.

Assassinatos misteriosos, rivalidades entre clãs de bruxos e lobisomens, discussões acaloradas no Conselho e a misteriosa morte de membros de outros clãs, como Vampiros e Fadas, lançam sombras sobre o Submundo. As estruturas dessa sociedade secreta estão abaladas, e as respostas para os enigmas parecem inalcançáveis. É quando um assassinato ocorre no bairro dos lobisomens que a situação toma um rumo inesperado, envolvendo Gabrielle e seu amigo César.

Gaby, sem imaginar, se torna uma peça-chave na resolução do mistério que ameaça todo o Submundo. Nesta entrevista, Ester Cabral nos levará aos bastidores de sua narrativa intrigante, sem revelar spoilers, para que possamos entender melhor o mundo que criou e as motivações por trás de seus personagens.

Fiquem conosco para descobrir mais sobre "Submundus: Crônicas do Submundo I" e as inspirações por trás dessa história cativante. Entrevistaremos a autora Ester Cabral, que nos oferecerá um vislumbre do que aguarda os leitores neste emocionante eBook Kindle.

Entrevista Exclusiva:

Roteiros & Páginas Editorial: Como surgiu a inspiração para escrever "Submundus: Crônicas do Submundo"?

Ester Cabral: O processo de nascimento da Submundus, assim como todos os demais livros das Crônicas, foi algo que surgiu de forma repentina e foi crescendo aos poucos. 

É uma tradição anual de todo outubro, em um grupo de autores e leitores onde faço parte, haver um desafio onde escrevemos uma história com 31 capítulos e cada um contendo exatas 100 palavras, um para cada dia do mês. Foi nesse desafio que surgiu a história do vampiro Draven e da bruxa Lúcia e o mistério que os envolvia. Conforme fui escrevendo ao longo do mês, percebi que havia não apenas a possibilidade de explorar o passado dos dois, mas todo um universo por trás daquela história de apenas 3.100 palavras. E foi em outubro de 2021 que nasceu o que viria a ser as Crônicas do Submundo que, de forma um tanto cômica, surgiu através do último livro (risos). 



Roteiros & Páginas Editorial: Pode nos contar mais sobre a protagonista, Gabrielle Katsaros, e seu dilema no início da história?

Ester Cabral: Gaby, como eu, os leitores e alguns personagens costumamos chamá-la, é alguém feita de dualidades. Ao mesmo tempo em que ela tem um desejo por liberdade, segue as rígidas normas morais e sociais da época, mais por amor aos tios; ao mesmo tempo em que ela acredita não saber o que sente, tem sentimentos e posições firmes e intensas; ao mesmo tempo em que se vê como alguém que está à deriva, sem saber para onde ir, é capaz de tomar posições firmes por quem ama. A jornada da Gaby é de olhar para dentro e de se ver e entender seus sentimentos e desejos como válidos. 

Roteiros & Páginas Editoial: O Submundo é um cenário intrigante. Como você desenvolveu esse mundo de criaturas sobrenaturais?

Ester Cabral: Eu sempre gostei muito de livros de fantasia sobrenatural com vampiros, lobisomens, bruxos e etc, então, as Crônicas são como a junção desses elementos com um toque pessoal. 

O primeiro e principal ponto na criação do Submundo foi político e organizacional. Em Tantris, cidade onde se passa a ação de toda a trilogia, o Submundo é organizado em quatros grandes clãs e as leis regidas pelos Acordos. Foi a partir desse ponto que o enredo de Submundus foi tomando forma e, com o tempo, outras cidades no país fictício de Constantia foram sendo criadas, algumas com legislações um pouco diferentes da de Tantris.


Roteiros & Páginas Editorial: O enredo envolve conflitos entre diferentes clãs sobrenaturais. Como você criou as dinâmicas entre esses grupos?

Ester Cabral: Creio que as desavenças entre lobisomens e vampiros é algo clássico e trouxe um pouco disso para Submundus, porém, o principal ponto de conflito são os bruxos, que detém a maior porcentagem do poder e são dominados por um grande elitismo. Um pouco mais à parte há as fadas, esquecidas por quase todos dentro do Submundo. 

A ideia de Submundus surgiu quando a política nacional ainda vivia um período extremamente turbulento (não que hoje essa turbulência tenha cessado) e acabei trazendo um pouco do que eu via como inspiração para construir alguns conflitos. 



Roteiros & Páginas Editorial: Gabrielle é atraída pelo bairro dos lobisomens e por César. O que a leva a seguir esse caminho em vez do casamento planejado por sua família?

Ester Cabral: Gaby tem esse desejo por liberdade e a curiosidade, que, a princípio, são o que a atraem por uma ida ao bairro dos lobisomens. E quando ela conhece os moradores de lá e começa a se afeiçoar por eles, principalmente por César, é impossível deixar de encontrá-los. E quanto ao casamento… Bem, digamos que os tios não tenham escolhido a pessoa mais agradável do mundo como noivo e quando se põe na balança em comparação com César, ela pende com mais força pra um lado. 

Roteiros & Páginas Editorial: Como o mistério dos assassinatos no Submundo se desenrola e afeta a vida de Gabrielle e César?

Ester Cabral: Não posso comentar sobre o desenrolar do mistério, pois isso seria um spoiler tremendo, a pessoa terá de ler para descobrir. Mas apenas posso garantir que algumas das convicções de César e Gaby serão seriamente abaladas ao se envolverem na investigação dos assassinatos. 



Roteiros & Páginas Editorial: A protagonista se torna uma peça-chave para resolver o mistério. Pode nos contar mais sobre como ela desempenha esse papel?

Ester Cabral: Infelizmente terei de dar novamente a resposta do “leia para descobrir”. Tudo que posso contar é que Gaby viu algo que havia passado despercebido até então. 


Roteiros & Páginas Editorial: Como você abordou a construção do romance entre Gabrielle e César em meio aos desafios que enfrentam?

Ester Cabral: A construção do romance entre César e Gabrielle em Submundus é algo mais sutil. Somos apresentados aos personagens, vemos que há algo além da amizade entre eles e que, com seus dilemas internos, ainda não conseguem identificar exatamente o que é, mas é com o apoio mútuo que, aos poucos, eles vão se redescobrindo e compreendendo melhor quem são. 

A alegria dos shippers desse casal será feita no livro 2, pois uma coisa que temos são tempo e páginas e gosto de construir romances com calma. 


Roteiros & Páginas Editorial: Os conflitos no Conselho das criaturas sobrenaturais são um elemento importante na trama. Como você explorou essas tensões?

Ester Cabral: A cena de abertura do livro é uma tensa reunião no Conselho, o lugar onde os representantes dos clãs se reúnem para discutirem temas que envolvem seus respectivos clãs, e é em algumas cenas dentro do Conselho que vemos expostas através das discussões entre os líderes as ideias por trás dos clãs. 

Além de através das próprias relações entre os personagens e suas opiniões vermos alguns dos preconceitos e pensamentos entranhados dentro de cada um dos clãs. 


Roteiros & Páginas Editorial: Qual é a mensagem ou tema central que você deseja transmitir aos leitores por meio desta história?

Ester Cabral: Apesar de todos os conflitos e mistérios que envolvem as tramas de todos os livros das Crônicas, no fundo, todos tratam do tema central que são os relacionamentos humanos. Apesar da mistura com o fantástico, o que nos move e nos toca ainda são as histórias de amor, os dilemas internos, as intrigas familiares, relações abaladas e a escolha entre o perdão ou a mágoa. No fundo, o que mais move as histórias são os personagens e a sua humanidade. 


Roteiros & Páginas Editorial: Você se identifica com algum dos personagens de "Submundus"? Se sim, qual e por quê?

Ester Cabral: Acredito que, de forma inconsciente, todo escritor acaba colocando um pouco de si na maioria de seus personagens. Me vejo na Gaby e nas suas dualidades, em César e seu ímpeto de assumir mais responsabilidades do que deveria, em Lúcia e sua habilidade de criar crises existenciais nos amigos (risos) e sua introspecção, em Mauro e seu humor e sua tentativa de sempre colocar seus amigos pra cima, em Matias e sua personalidade fleumática e que mais tenta apaziguar conflitos, e por aí vai. 


Roteiros & Páginas Editorial: Como foi o processo de pesquisa para criar um mundo sobrenatural coeso e autêntico?

Ester Cabral: As Crônicas são uma baixa fantasia e soft magic, então boa parte da minha pesquisa foi para desenvolver o contexto histórico e comportamento. Quanto ao aspecto mágico, ele foi crescendo de forma orgânica. Vampiros e lobisomens têm um toque do clássico, que eu sentia falta de ver em algumas fantasias mais modernas, e bruxos e fadas e seu sistema de magia foram surgindo aos poucos, sempre ligados à natureza. O último a surgir foi a mitologia, numa época em que eu estava muito inspirada por Sandman de Neil Gaiman, e de onde provavelmente surgiu a ideia das quatro grande irmãs. Mas isso é um assunto que os leitores verão só uma pontinha do que realmente é durante a leitura de Submundus. 


Roteiros & Páginas Editorial: Houve algum desafio específico ao escrever este livro que você gostaria de compartilhar?

Ester Cabral: O processo de escrita da Submundus foi o mais tranquilo que tive até hoje. A primeira versão foi toda escrita em dois meses e a parte mais demorada foi a revisão e os acertos de algumas pontas. Os desafios acabaram ficando para os próximos livros… 


Roteiros & Páginas Editorial: Você planeja continuar explorando o universo de "Submundus" em futuros livros?

Ester Cabral: Submundus é o primeiro livro de uma série chamada Crônicas do Submundo. Haverá ainda dois livros, integrando uma trilogia, um spin-off e alguns contos. 


Roteiros & Páginas Editorial: Que conselho você daria aos aspirantes a escritores que desejam criar mundos sobrenaturais e personagens cativantes como os seus?

Ester Cabral: O conselho do “leia, leia muito e de tudo” é um pouco batido, mas não poderia deixar passar. Leia não apenas livros dentro do gênero que você escreve, mas explore as possibilidades e leia atentamente, prestando atenção nos detalhes de enredo e desenvolvimento de personagens. 

E, mesmo na correria da vida, tente vê-la como um observador. Pode haver muita inspiração em momentos banais. 


Roteiros & Páginas Editorial: Pode compartilhar um trecho favorito do livro ou uma cena que considera particularmente emocionante?

Ester Cabral: Eu diria que minha parte favorita em Submundus é toda a sequência do clímax, iniciando a partir do capítulo Quintus Decimus, e seu crescendo. Mas resolvi trazer um trechinho do capítulo Quartus, o momento em que tudo mudou para Gaby e César e nos rumos da história. 


"― Está sangrando! Ele precisa de ajuda.

A sua mente se recordou de Gaby e ele ficou ainda mais em alerta com o aviso dela. A figura começava a se afastar e, caso se esforçasse, poderia tentar pegá-la, conhecia aquelas ruelas muito bem. 

― César! ― a bruxa chamou outra vez, parecendo desesperada. 

O lobisomem fechou os punhos e deu meia-volta, preferindo ajudá-la. A oportunidade de alcançar quem quer fosse ia embora no escuro.

― Ele está sangrando demais, eu não sei o que fazer.


Gaby apertava um pedaço que era de seu vestido contra o ferimento profundo na garganta da vítima, porém, não foi aquilo que mais chamou a atenção de César. Ele conhecia quem estava naquela situação."


Roteiros & Páginas Editorial: Como é sua rotina de escrita e criação literária?

Ester Cabral: Tento escrever quase todos os dias pela manhã ou à noite, mas, devido à vida e sua correria, nem todos os dias posso cumprir os planos. Mas mesmo quando não escrevo, costumo pensar na história, dando continuação a diálogos não terminados ou tentando pensar nas bases de cenas que virão. 


Roteiros & Páginas Editorial: Que outros projetos literários ou planos futuros você tem em mente?

Ester Cabral: Creio que os próximos meses continuarão a ser dedicados às Crônicas, mas ainda tenho na gaveta uma ideia pra um livro de alta fantasia, uma história com um toque de realismo mágico e um romance de época com uma dose de mistério. 


Roteiros & Páginas Editorial: Como você vê a importância da literatura de fantasia e sobrenatural na atualidade?

Ester Cabral: Eu costumo ver a importância da literatura de fantasia dentro da literatura como um todo, sendo um recorte de seu tempo e sendo capaz de dialogar com os mais diversos tipos de pessoas. Mesmo no ambiente fantástico e sobrenatural, ainda podemos encontrar boas mensagens ou um pouco de conforto. 


Roteiros & Páginas Editorial: Por fim, você gostaria de compartilhar alguma mensagem especial ou informação adicional sobre "Submundus: Crônicas do Submundo" que os leitores podem gostar de saber?

Ester Cabral: Meu único recado é que, se você quiser se aventurar por qualquer um de meus livros, se prepare para sofrer (risos). Mas o final vale a pena, eu prometo. 

E apenas informar que vocês não precisarão esperar muito para as continuações, 2024 virá com muitas novidades. 


Agradecemos profundamente à talentosa autora Ester Cabral por compartilhar conosco os bastidores de "Submundus: Crônicas do Submundo I". Foi uma entrevista emocionante, que nos permitiu mergulhar nas complexidades deste mundo literário envolvente, sem revelar nenhum spoiler, deixando-nos ansiosos para desvendar os mistérios que aguardam os leitores em suas páginas.

Para adquirir o livro e embarcar nessa jornada misteriosa, você pode encontrá-lo no Amazon.

E se você deseja acompanhar mais do trabalho e das histórias de Ester Cabral, não deixe de segui-la em sua rede social no Instagram. Lá, você encontrará atualizações sobre seus projetos literários, inspirações e muito mais.

Agradecemos novamente à Ester Cabral por sua participação e convidamos todos os nossos leitores a explorarem as páginas de "Submundus: Crônicas do Submundo I". Até a próxima, e que suas próximas leituras sejam tão emocionantes quanto esta!

Comentários

Postagens mais visitadas